A indústria calçadista brasileira

     Agrande variedade de matérias-primas, máquinas e fornecedores de componentes, aliada à tecnologia de produtos e inovações, faz do setor calçadista brasileiro um dos mais importantes do mundo. É com esta estrutura altamente capacitada que os fabricantes de calçados realizam a produção do calçado brasileiro, hoje exportado para mais de 140 países, com conceitos modernos de administração de produção e gestão de fabricação, como just in time, e outros processos internacionais de qualidade. É uma indústria altamente especializada em todos os tipos de calçados. Aliada à estratégia de marketing que envolve a presença de empresários brasileiros em feiras internacionais mais importantes, como a GDS, na Alemanha, Mican, na Itália, Moss Calçados, na Rússia, e Las Vegas Show, nos Estados Unidos.

Devido à rapidez de obtenção de informações sobre as tendências do mundo da moda, somada à facilidade de obtenção de matérias primas para desenvolver a modelagem adequada ao mercado comprador e posterior fabricação em série, os calçadistas brasileiros têm amplas condições de atender à demanda de importadores dos mais diversos perfis. Exemplos são os calçados fabricados para importantes grifes e lojas norte-americanas e européias, que já estão habituadas a ver introduzidas no Brasil impresso nos seus calçados. A diversificação da produção é outro fator competitivo, pois a adaptação às mais diferentes coleções é muito rápida. Isso permite que o Brasil produz todos os tipos de calçados para atender as necessidades de ambos os mercados doméstico e nos mercados estrangeiros.

Estados Unidos, Reino Unido, Argentina, Itália e França são hoje os cinco principais parceiros comerciais do Brasil na importação de calçados brasileiros. Juntos, estes cinco destinos representam 60% do total das exportações brasileiras em US$, conforme gráfico:

                         

 Gráfico 5 – Participação das Exportações Brasileiras de Calçados por Destino – Em US$

Fonte: MDIC/SECEX; elaborado pela ABICALÇADOS

Links:

http://www.abicalcados.com.br/international/index.php?pagina=brasil_footwear

http://www.abicalcados.com.br/documentos/resenha_estatistica/Historico%20das%20Exportacoes%202010.pdf

Larissa Mussi

Annunci

Rispondi

Inserisci i tuoi dati qui sotto o clicca su un'icona per effettuare l'accesso:

Logo WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione / Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione / Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione / Modifica )

Google+ photo

Stai commentando usando il tuo account Google+. Chiudi sessione / Modifica )

Connessione a %s...